quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O espelho da leitura



A leitura é a janela para a expansão do conhecimento. A cada dia vivenciamos novas leituras e ficamos fascinados a cada livro que lemos. Porém, na sala de aula a leitura é considerada chata e cansativa. A todo momento vemos alunos recusando a fazê-la. E entregando provas com menos de cinco minutos porque não tiveram o trabalho nem de lê-la. Devido essa angústia criei uma gincana de leitura com o objetivo de despertar o interesse do aluno pela leitura;desenvolvendo também a criatividade e a imaginação através do mundo mágico da leitura. O mais importante era proporcionar o contato com o livro e o desejo de lê-lo. A cada livro lido o aluno teria que apresentar algo criativo sobre o livro: desenho, caracterização de personagem, resumo, propaganda, acróstico, relatório e outros.
Essa atividade foi realizada nas quintas séries e foi muito gratificante; os alunos deixaram a funcionária da biblioteca bem ocupada.

Será que a escola tem criado o gosto pela leitura ou tem contribuido para torná-la insuportável? Como andam as bibliotecas das nossas escolas?
São atraentes e gostariamos de permanecer nelas?
Os alunos têm acesso à aquisição de livros?
O que mais lhe atrai em um livro?
A que você atribui esse desinteresse pela leitura?
Você acha que as novas tecnologias dificultam o interesse pelo livro?
Dê sugestões de como tornar a leitura atraente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na atualidade, a biblioteca tem um oponente que é o mundo virtual. Muito mais fascinante. Será preciso redescobrir a biblioteca, lembrando o quanto a leitura dos livros estimulam uma riqueza de criatividade, bastando dar mais atenção a ela.
Por Adezilde.

Emoticons disse...

Precisamos buscar incentivo par que os alunos voltem a frequentar as bibliotecas mais quais?Abraços janesueli